Compulsão alimentar. Como identificar?
A compulsão por comida é caracterizada pelo consumo excessivo de alimentos em um curto período de tempo, ainda que a pessoa não tenha fome e esteja saciada, acompanhada de um sentimento de perda de controle sobre o episódio compulsivo.
🔸Diferente do que muitos pensam, a compulsão alimentar não é apenas falta de força de vontade, trata-se, na verdade, de um distúrbio do comportamento alimentar, que está associado ao sentimento de compensação e alívio momentâneo e, que precisa de acompanhamento com o profissional adequado. Quando não tratada, a compulsão pode levar ao ganho de peso, baixo autoestima, além do profundo sentimento de culpa e tristeza, que podem levar à problemas mais graves, como a depressão (podendo ser, também, causada por esta última).
A pessoa consome grandes quantidades de alimento em um curto espaço de tempo, sendo incapaz de conter o impulso, muitas vezes acompanhado do sentimento de culpa.
Também pode ser caracterizado pela presença de hábitos como:
▪️Alterar com frequência os tipos de dieta;
▪️Controlar excessivamente o peso;
▪️Comer como forma de recompensa;
▪️Comer exageradamente;
▪️Comer mesmo sem fome;
▪️Ter dificuldade em parar de comer;
▪️Pode ser seguido ou não pela sensação de culpa;
▪️Comer muito rápido;
▪️Comer escondido;
▪️Sentir-se triste ou culpado por comer demais.
🆘Como qualquer patologia, a compulsão alimentar precisa de tratamento, pois pode comprometer significativamente a saúde física e psicossocial de uma pessoa.
Precisa de ajuda com isso?
Conte com a nossa equipe! ✨
-Lembrando que essa postagem é de caráter informativo, não corresponde às recomendações dos guidelines oficiais, procure sempre atendimento médico especializado antes de iniciar qualquer tratamento.